quinta-feira, 7 de abril de 2016

Por que fazemos o bem?

Já chegou a pensar porque fazemos o bem ao próximo? você com certeza pode me responder que é uma pergunta óbvia, o fazemos porque é certo e muitas outras justificativas podem surgir.
Mas será que não o fazemos para satisfazer uma ego nosso, suprir uma necessidade um vazio na nossa vida e não de coração? pois bem ainda não conseguiu entender, onde quero chegar, vou dar um exemplo:

situação 1: Você esta em casa alguém bate a sua porta e pede uma prato de comida, diz que é para seus filhos pequenos.
Sensibilizado você ajuda, mas será que o fez porque queria ajudar aquela pobre mãe a dar um alimento ao seu filho ou porque pensou que se não ajudasse se sentiria culpado, teria remorso e ajudando retiraria essa carga de você.

Situação 2: Um jovem rico se forma em medicina, tem todo o conforto do seu lar, nada lhe falta, então se inscreve para trabalhar em um pais pobre, onde a fome, miséria, doenças etc...Mas será que esse medico teve essa atitude porque pensou de como poderia ajudar aquelas pessoas, ou quis suprir o vazio que tinha no seu coração, pensando de como a sua vida era boa e pessoas passavam ou fome, ou então pensar que tinha obrigação de fazer algo bom, que se sentisse orgulho de sim mesmo.

conclusão: Sei que muita gente pode discordar desse meu ponto de vista eu não digo que não exista pessoas boas no mundo, existe sim, muitas, mas será que o fizemos por amor? para ajudar ao próximo ou ser ajudado.
No caso do medico, o povo pobre que o estará ajudando não o inverso, devemos ajudar com amor. Não para nos livrar de uma culpa, uma mãe que perdeu seu filho com câncer, monta uma ONG para ajudar outras crianças, mas ela estará fazendo isso para beneficio somente das outras crianças ou para preencher um vazio e amenizar sua dor.

Não digo que todas as situações as pessoas que fizeram o bem estão erradas, não é isso, eu também procuro fazer o bem, só quis mostrar o meu ponto de vista, se o valores mudassem, eu continuaria fazendo o bem, porque sei que é o certo, ou nem mais o faria, afinal a sociedade não vai mais me cobrar e não me sentirei culpado se não ajudar o meu irmão.
 Vou a igreja porque eu amo estar lá ou porque sentiria remorso afinal eu devo ir todos os domingos.

Pense nisso!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário